quarta-feira, 22 de maio de 2013


EAD como meio para o desenvolvimento da autonomia
          A Educação à Distância tem aberto novos horizontes e novos canais de aprendizagem no meio educacional.
          Muitos apontam dificuldades e fragilidades na composição da educação a distância como a falta de interação física entre os pares educativos, necessária organização e autonomia no gerenciamento do tempo de estudo por parte dos alunos, bem como empenho e esforço individual. Mas, o que muitos acreditam ser fragilidades ou dificuldades, vemos como pontos altos a serem alcançados.
          Observamos nas características da Educação a distância um grande meio propiciador de reflexão interior, em cada indivíduo, e chamada à tomada de consciência e responsabilidade necessária a formação de um ser mais completo e autônomo.
          Já na educação infantil, um dos eixos dos documentos de orientação do MEC, aponta para a importância do educar de modo a favorecer a autonomia, e esse princípio bem se aplica a EAD. Precisamos acreditar que os sujeitos são capazes de auto-gerenciar suas aprendizagens e que a EAD pode contribuir muito para a formação desse cidadão. O que a princípio pode parecer um obstáculo pode tornar-se conteúdo/objetivo da EAD uma vez que os sujeitos tem que de fato passarem a ser sujeitos da própria história.
Quanto ao pouco contato físico, temos que olhar a quem se destinam esses cursos, normalmente o público que mais se identifica com a EAD são pessoas que disponibilizam de pouco tempo e o deslocamento até um curso presencial diminuiria mais ainda as possibilidades de estudo.
Por tudo o exposto, acreditamos muito no sucesso da EAD, especialmente no curso AEE que estamos cursando, pois acreditamos que o que parece ser obstáculo é na verdade um mérito a ser alcançado. Basta organizar diariamente um horário de visita a plataforma para a realização das atividades e ter entusiasmo para aprender coisas novas. 

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