quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Tecnologia assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, conseqüentemente, promover vida independente e inclusão.
Ainda, de acordo com Dias de Sá, a tecnologia assistiva deve ser compreendida
como resolução de problemas funcionais, em uma perspectiva de desenvolvimento das
potencialidades humanas, valorização de desejos, habilidades, expectativas positivas e
da qualidade de vida, as quais incluem recursos de comunicação alternativa, de
acessibilidade ao computador, de atividades de vida diárias, de orientação e mobilidade,
de adequação postural, de adaptação de veículos, órteses e próteses, entre outros.
(Brasil, 2006, p. 18)
A imagem que vemos é a de um livro com separador de páginas de espuma. Esse recurso pode ser utilizado para possibilitar com mais autonomia o manusear de um livro por crianças com deficiência física. Como sou apaixonada por livros amei essa ideia quando a conheci.
Essa adaptação -Tesoura adaptada com suporte fixo exige somente o movimento de bater, é também uma ótima possibilidade inclusiva. Essas e outras ideias podem ser encontradas em blogs de pessoas apaixonadas pela diversidade que compõe essa mistura linda que é o ser humano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O texto deixa bem claro que o recurso tecnologia assistiva é de extrema relevância para facilitar nas atividades diária com proposito do mesmo adquirir sua própria autonomia.
ResponderExcluirTambém gostei da ideia do livro. Chega a ser uma tecnologia assistiva simples, na minha concepção, mas de grande importância para a alfabetização, leitura, etc., e ainda há a possibilidade de ser utilizado com uma ponteira fixada a cabeça da pessoa que não tenha os movimentos dos membros superiores e inferiores. Parabéns pela atividade!
ResponderExcluirAdorei as dicas, principalmente porque são recursos de baixa tecnologia e por isso acessíveis a qualquer professor. Da mesma forma, estes recursos permitem a construção da autonomia dos alunos com deficiência física e a participação nas atividades realizadas com a turma.
ResponderExcluir